top of page

10 maneiras de ajudar a Palestina


Não sabemos quais as acções que se tornarão um ponto de viragem, nem como a nossa ação colectiva poderá inspirar outros a envolverem-se. É com este espírito que vos convidamos a agir da forma que puderem.


  1. Faz um donativo para apoiar organizações que apoiam a população dos territórios ocupados, reconstruindo Gaza, trabalhando em prol dos direitos humanos e levando o trabalho de cura de traumas para a região. Dá prioridade às organizações de base palestinianas.

  2. Apelo a um cessar-fogo permanente: Contacta os representantes eleitos, pede-lhes que apelem a um cessar-fogo permanente e parem de enviar armas para Israel.

  3. Junta-te a um movimento local de solidariedade interseccional. Participa em protestos de rua, greves e ações criativas.

  4. Abandona investimentos e empresas que apoiam injustiça. Os palestinianos estão a apelar a um boicote de empresas que lucram com an situação iraelo-palestiana. Também apoiam a introdução de sanções a Israel.

  5. Visita a Palestina. Apoia, participa em excursões educativas e faz voluntariado em organizações como a Eyewitness Palestine, o International Solidarity Movement ou a Faz3a. Uma empresa que promove estas visitas é a To Be There liderada por Baha Hilo.

  6. Pratica ter conversas difíceis. Encontra pontos em comum com amigos e familiares, faz questões, partilha recursos.

  7. Opõe-te ao discurso de ódio e à violência contra as comunidades muçulmana e judaica. Manifeste-se e saiba mais sobre como se organizar contra o antissemitismo, o ódio anti-árabe e o ódio anti-muçulmano. Compreende a diferença entre antissemitismo (ações e diálogo contra judeus) e anti-sionismo (oposição à ideologia de fazer de Israel um estado únco, ocupando a Palestina).

  8. Continua a tua aprendizagem. Estuda, investiga e partilha os teus conhecimentos. Participa no Study & Action for Palestine (Estudo e Ação para a Palestina), um curso online em inglês no verão de 2024 para todos os que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre as lutas de libertação palestinianas.

  9. Faz Luto. Honra e reza em conjunto para chorar as vidas perdidas neste genocídio. Para honrar a memória das pessoas mortas, podes participar numa vigília, ler os seus nomes, partilhar as suas histórias ou mostrar as suas fotografias com ou sem velas.

  10. Pratica a gratidão e o autocuidado. Podemos cuidar uns dos outros para nos podermos sustentar a longo prazo. Expressa gratidão aos líderes que estão a ter coragem e coragem e a apelar a um cessar-fogo permanente - políticos, líderes religiosos, estudantes, artistas, trabalhadores da ajuda humanitária e vozes da comunidade em todo o mundo. A gratidão é o antídoto para o medo e o desespero e ajuda a motivar as pessoas a continuarem a atuar com integridade e cuidado!

 
 
 

Kommentare


bottom of page